quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Quem foi Martinho Lutero?



Martinho Lutero foi o precursor da Reforma Protestante. Ele foi o segundo filho de Hans Luther com Margaret Ziegler e nasceu em 10 de novembro de 1483, na cidade de Eisleben, na Alemanha. Em 1484, sua família mudou-se para Mansfeld onde começou a frequentar a escola eclesiástica local, aos cinco anos de idade.

Aos 14 anos, Martinho foi enviado para estudar em Magdeburg, onde não ficou muito tempo. Em 1501, Lutero terminou seus estudos e transferiu-se para a Universidade de Erfurt para estudar Jurisprudência , Filosofia e Direito.

No dia 2 de julho de 1505, voltando de uma visita aos seus pais, um raio caiu bem próximo de Martinho e o medo o levou a fazer uma promessa de virar monge caso não morresse. Como nada ocorreu a Martinho, ele ingressou no convento dos eremitas agostinianos de Erfurt.

Em 4 de abril de 1507 ele foi ordenado sacerdote. Em 1509, Martinho tornou-se bacharel em teologia e foi convidado a lecionar em Erfurt. Ele começou a analisar a teologia reconhecendo Deus e sua vontade soberana e começou a considerar os dogmas e leis como expressões da vontade de Deus.

Em 1510, viajou a Roma para impedir que fosse efetuada a fusão dos conventos agostinianos (da larga e estrita observância). No outono do ano de 1511, Lutero foi transferido para Wittenberg onde começou a pregar e, um ano depois, fez doutorado em teologia.

A partir de 1515 começou a denunciar alguns abusos da igreja católica e questionar o pecado original. Lutero denunciou também a compra de lotes no céu e o pagamento de ouro aos padres para que fosse concedido o perdão. Ele acreditava que só se conseguia o perdão verdadeiro quando o indivíduo estivesse realmente arrependido. Lutero tentou combater os falsos pregadores da indulgência.

Em 1 de novembro de 1517, Martinho Lutero pregou na frente da igreja do palácio de Wittemberg 95 teses sobre indulgências. Suas teses foram publicadas e chegaram à opinião pública. Assim, a reforma protestante começou. Ele foi demitido de seu cargo de vigário de distrito pelas suas teses. Em maio de 1518, Lutero enviou uma carta ao Papa defendendo-se e dizendo que não tinha a intenção, com a publicação de suas teses, de ofendê-lo ou de se separar da religião católica. Lutero foi excomungado pelo Papa.

Pouco tempo depois, estava passando de carroça por uma estrada e foi sequestrado. Segundo historiadores, esse foi na verdade um falso sequestro feito por Frederico, um sábio, para proteger seu amigo Lutero. Pouco tempo depois começou a ser considerado um fora da lei.

O Papa Leão X morreu em 1521, ano em que Lutero saiu do castelo de Frederico e começou a se reunir com seus amigos protestantes. A nobreza alemã estava cansada dos abusos da igreja e se uniu à reforma. Lutero que anteriormente queria uma reconciliação com a igreja católica, agora desejava separação e chamou a Igreja Romana de igreja demoníaca e disse que Roma era a capital do inferno.

Em 15 de junho de 1525, Lutero se casou com uma ex-freira, Catarina Von Borá. Nessa mesma época o luteranismo se espalhou por diversos países da Europa. Em 1527 os ingleses uniram-se a Roma e criaram uma coligação para derrotar o rei da Alemanha e reinstalar o catolicismo no local. O rei da Alemanha, Carlos V, como resposta, invadiu Roma juntamente com italianos e espanhóis.

Lutero foi encontrado morto por alguns amigos aos 63 anos de idade, em sua cama, em sua cidade natal (Eisleben). Morreu no dia 18 de fevereiro de 1546 e foi sepultado na Igreja do Castelo de Wittenberg, a mesma onde havia afixado as suas 95 teses cerca de 30 anos antes.

Nenhum comentário:

Postagens populares