terça-feira, 14 de maio de 2013

Quem são os Irmãos Menonitas?



Com a Reforma Protestante do século XVI, a doutrina da justificação pela fé e do sacerdócio universal foram colocadas em foco. Contudo, enquanto Lutero, Calvino e Zwinglio mantiveram o batismo infantil e a vinculação da igreja ao Estado, os anabatistas ansiavam por uma reforma mais profunda. Os anabatistas, assim chamados por defenderem o batismo somente de pessoas adultas, fundaram então sua primeira igreja no dia 21 de janeiro de 1525, próximo a Zurique (Suíça), de acordo com a doutrinas pregadas no Novo Testamento.

Os princípios enfatizados pelos anabatistas foram: que as Escrituras Sagradas, em especial o Novo Testamento, são a autoridade final; que a igreja é uma irmandade formada de pessoas renascidas; que a essência do cristianismo consiste no discipulado de Cristo e que a ética do amor rege todas as relações humanas. O testemunho pessoal e a perseguição religiosa levaram os anabatistas e a nova doutrina a diferentes países da Europa, surgindo inúmeras igrejas inicialmente na Prússia (atual Alemanha), Áustria e Holanda. Neste último, um dos grandes líderes anabatistas foi Menno Simons (1496-1561), cuja influência sobre o grupo foi tão profunda que seus adversários passaram a chamar aos anabatistas de “menonitas”.

Em meados do século passado, o pastor evangélico Eduardo Wuest foi da Alemanha, trabalhar entre seus conterrâneos que moravam no sul da Rússia, próximo à colônia Menonita de Molotschna. Simultaneamente, este pastor passou a dirigir estudos bíblicos nas igrejas Menonitas.

Tanto o evangelho pregado pelo pastor Eduardo Wuest como a literatura religiosa ao pietismo de Wuerttemberg, na Alemanha, movimento de avivamento com ênfase na regeneração e santificação, encontraram boa aceitação junto a muitos que, insatisfeitos com o estado das igrejas, almejavam uma vida renovada. O resultado foi um reavivamento espiritual na região, onde muitas pessoas se converteram ao Senhor e começaram uma nova vida com Jesus. Um grupo destes novos crentes, após muitas orações fervorosas e estudo profundo da Palavra de Deus, fundou a Igreja Irmãos Menonitas em 06 de janeiro de 1860.

Através da imigração, a Igreja Irmãos Menonitas expandiu-se para as Américas do Norte e do Sul. Em cumprimento à grande comissão do Senhor Jesus: "ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16: 15), muitos missionários da América do Norte foram a outros países, especialmente da África e da Ásia, proclamar o evangelho da salvação.

Assim, quando em 1930 um grupo de Menonitas de origem alemã veio da Rússia ao Brasil, o trabalho de pregação do evangelho foi iniciado com auxílio dos irmãos da América do Norte. Há uma colônia Menonita também no Paraguai.
Fonte: www.menonita.net

Nenhum comentário:

Postagens populares