domingo, 11 de novembro de 2012


Balada Gospel. Entretenimento ou mundanismo?

 
Não é de hoje que a vida noturna é curiosidade para muitos jovens evangélicos. Certos de que não convêm para um crente em Jesus frequentar lugares onde o diabo impera, eles se abstém de tais atitudes. Mas todos os ambientes noturnos são mundanos? É possível curtir a noite sem pecar? O jovem cristão não deve ir a Baladas?

Uma nova cultura cristã, se é que podemos dizer assim, está “bombando” em Curitiba, Paraná. No afã de atrair um novo público para as noites da capital paranaense, uma casa noturna inaugurou uma balada cristã para jovens no feriado de 7 de setembro. A “Viva Cristo na Balada” é uma festa diferenciada sem bebida alcoólica e onde os grupos de música são somente os que seguem os princípios cristãos.  A ideia surgiu a partir de uma proposta de se reservar uma noite da semana para uma festa diferenciada. Em entrevista ao portal g1.globo.com, a idealizadora Fany Colegaro contou que há um ano, quando a casa noturna foi inaugurada em uma avenida do bairro Batel que tem como característica a existência de diversos bares e boates, os proprietários já tinham em mente reservar uma noite da semana para uma festa diferenciada. “E eu fui buscar o que seria este diferencial e cheguei ao Viva Cristo”, contou Calegaro.

Mas o que foi novidade em Curitiba, já não é tão novo em São Paulo. A igreja Apostólica Renascer em Cristo parece ser a pioneira no assunto. O O2 Church é um ministério criado pela denominação para alcançar os jovens dentro de sua linguagem e universo, sem descaracterizá-los, proporcionando um encontro com Cristo e a consequente transformação de suas vidas. A idade média dos integrantes deste ministério vai de 18 a 24 anos. Dentre as atividades que fazem parte do trabalho do ministério destacam-se: evangelismo de rua, os “caretaços” (movimento de divulgação da campanha “Sou Careta, Drogas Bah!”), vigílias, eventos e baladas.

O O2church promoveu a balada “Eletro Music” na noite do dia 29 de setembro, no Renascer Hall (Mooca) local onde está situada a igreja depois do desabamento da sede no bairro do Cambuci. Voltado ao público jovem e adulto o principal objetivo do evento foi evangelizar por meio da música e criar um ambiente de descontração. O áudio do vídeo de divulgação do evento postado no site da igreja, não diferencia de outros postados por grandes casas noturnas da cidade.

Em entrevista a revista Veja, Rodrigo Ribeiro Rodrigues, membro da Bola de Neve Church, igreja conhecida em São Paulo pela presença absoluta de jovens, afirma que além dos cultos, ele frequenta o inusitado pub gospel Brother Simion, ponto de encontro de jovens crentes em São Paulo. O Brother Simion é pub, ou seja, lugar meio escurinho onde jovens se encontram, e gospel, o que quer dizer que lá não se pode fumar nem beber. “O que mais sai aqui é açaí”, diz o Brother Simion, o dono do estabelecimento. “E que fique claro aos casais: beijar, pode; avançar o sinal, não”.

O pastor, teólogo e escritor Ciro Sanches, que intitulou em seu Blog em 25 de julho “A gospelização está em Alta”, diz em seu artigo que muitos cristãos do nosso tempo têm usado o adjetivo “gospel” para “santificar” atitudes, posturas, comportamentos, condutas e eventos que outrora estavam relacionados a pessoas que não conhecem o Evangelho. Parte-se da premissa de que o crente tem liberdade para fazer o que quiser e se divertir do jeito que bem entender — mesmo que imite o mundo —, e ninguém tem nada a ver com isso. “Não tenho conhecimento de que o “cigarro gospel” tenha sido inventado. Em compensação, hoje temos o “carnaval gospel”, o “arraiá gospel”, o “dia das bruxas gospel”, as “lutas de gladiadores gospel”, o “barzinho gospel”, a “balada gospel” e o “funk pancadão gospel”. Só está faltando o “inferno gospel”, concluiu.

Há inúmeros portais, sites de relacionamentos, Blogs e programadas de rádios que divulgam com frequência as baladas que ocorrem em São Paulo. O site baladagospel.com dá todas as instruções para os interessados chegarem ao local das festas, anunciam valor de ingressos, acessórios que serão vendidos e não esquecem de avisar que sempre tem Barzinho Gospel. 
 
A bíblia diz: "Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito." Romanos 8:5. Ora, melhor que “curtir” uma noite de “balada gospel”, que tal reunir os jovens para um período de oração? Ser a “luz do mundo” requer brilho. Não o brilho de luzes que refletem no escuro das pistas e lounges das danceterias, mas atitudes que mostrem a diferença entre o que serve e o que não serve a Deus.
Alex Silva


 

 

7 comentários:

Natanael Lima disse...

Grande Alex! Q bom q vc criou este espaço informativo e cultural. Deus o abençoe!

Abraço. Nata.

Jornalista Alex Silva disse...

É nós Natanael.

Pastor Benilton Allan disse...

Muito Bom o teor informativo de seu blog conte com as nossas vistas frequentes aqui!!!!!

Jornalista Alex Silva disse...

Obrigado Pr. Benilton. Seja sempre Bem-vindo!

Natanael Lima disse...

Lecão, estou passando pra parabenizar mais uma vez! Continue nesta força...vi que o lay-out já está ficando moderno...isso aí...aproveitei e já estou seguindo!
Abraços!

Nata. http://natanaellima.blogspot.com

GeArmanii disse...

OI amigo , sempre bem informado e nos dando o conhecimento através de suas matérias , e nos ajuda e muito , a reflexão e discernimento !!!
Tamo junto Amigo ... conte cmg sempre e estarei aki sempre me informando e aprendendo , kkkk abs

Jornalista Alex Silva disse...

Obrigado pelo carinho GeArmani... Deus te abençoe!

Postagens populares