sexta-feira, 19 de abril de 2013

41ª AGO reelege pastor José Wellington presidente das Assembleias de Deus do Brasil


Estrutura
A 41ª Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil superou todas as expectativas. Foram mais de 24 mil inscritos, de todo a Brasil, para escolherem quem seria o presidente da maior denominação evangélica do país, pelo próximo quadriênio. A cidade de Brasília (DF) ficou pequena para receber os convencionais que, entre os dias 8 e 12 de abril, sediou o maior evento esperado pelos assembleianos. O evento ocorreu no Pavilhão de Exposições de Brasília, no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, para receber a multidão que a todo instante desembarcavam nos aeroportos, rodoviárias e em caravanas que tomaram as ruas da cidade.

O setor hoteleiro da capital federal não foi suficiente para acomodar a todos, logo, os hotéis das cidades vizinhas também foram ocupados. Calcula-se que só pessoas envolvidas em trabalhos diretos e indiretos na convenção foram mais de 1 mil. Aos arredores do pavilhão dezenas de tendas foram montadas com capacidade para acomodar quase 500 pessoas em cada uma, facilitando os obreiros que não conseguiram vagas nos hotéis. Praças de alimentação, lojas, estúdios de rádios e televisões, livrarias e palcos para apresentações musicais também compunham o cenário. 

Culto de abertura

A abertura oficial aconteceu na segunda feira (8) à noite com cerca de 12 mil pessoas. Sob a direção do pastor Ronaldo Fonseca, a cerimônia iniciou com a entrada das bandeiras dos 27 estados do Brasil, conduzidas pelos Dragões da Independência, além de militares que entraram com as bandeiras do Brasil, da CGADB, da CPAD e da Assembleia de Deus do Brasil, tudo ao som da Banda da Polícia do Exército de Brasília. Também um coral de jovens com 2 mil componentes abrilhantaram a festa de abertura. A preleção da noite ficou a cargo do pastor José Wellington que pregou sobre “O Espírito Santo Glorificando a Cristo”.

O governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz, o prefeito de Brasília José Messias de Souza, a ex-senadora Benedita da Silva estavam presentes no culto de abertura. Durante toda a convenção outros parlamentares também passaram pelo evento.

Em todos os cultos, os cantores da gravadora CPAD Music, louvaram a Deus. Entre outros, Marcelo Santos, Sumara Santos, Miria Mical, Vitorino Silva e quarteto Gileade. Em todas as apresentações, a Igreja glorificava ao Senhor por sentir a unção divina.

Plenárias

Logo no período da manhã da terça feira (9), as enormes filas no credenciamento prenunciavam a esmagadora presença dos convencionais. Dentro do pavilhão iniciava-se o devocional com a preleção do pastor Roberto José dos Santos (PE), líder da Convenção Estadual de Abreu e Lima (COMADALPE). Ele pregou sobre “O Espírito Santo glorificando a Cristo na santificação”. Ao final de sua ministração, o pastor José Wellington deu início à primeira plenária da Assembleia Geral Ordinária (AGO). Os assuntos abordados foram apenas administrativos, concernentes a própria Convenção que acabara de ser iniciada.

Já no período da tarde o preletor foi o pastor da convenção do Rio Grande do Sul (CIEPADERGS) Ubiratan Batista Job. Sob o tema “o Espírito Santo glorificando a Cristo na salvação do pecador”, ele mostrou como o Espírito Santo fez isso em relação a Cristo durante seu ministério terreno. Na plenária que seguiu após a pregação, foi votada a proposta de comemoração dos 500 anos da Reforma Protestante, que foi aprovada. Decidiu-se que será comemorada de 2013 a 2017, lideradas por pastores presidentes de convenções. Na mesma reunião foi aprovada uma moção de apoio ao deputado e pastor Marco Feliciano, que estava presente no plenário. O documento será enviado a presidente Dilma Rousself.

No dia seguinte (10) pela manhã, o pastor José Antonio dos Santos, presidente da convenção alagoana (COMADAL) foi o responsável por ministrar a Palavra. “O Espírito Santo glorificando a Cristo no arrebatamento da Igreja”, foi o tema em que discorreu sua pregação. No período da tarde, o pastor Anísio do Nascimento (RJ), secretário executivo da Secretaria Nacional de Missões (SENAMI), falou sobre a obra missionária, intitulando sua preleção em “O Espírito Santo glorificando a Cristo na Obra Missionária”.

CPAD

Neste mesmo dia (10) foram apresentados aos convencionais o andamento do projeto de evangelização da AD na Copa de 2014, os relatórios da CGADB e da CPAD e a escolha do Conselho Administrativa da Casa Publicadora. Pela primeira vez na história da AD, a eleição para o Conselho Administrativo aconteceu antes da escolha da Mesa Diretora da CGADB. O pastor Samuel Câmara havia entrado com uma liminar para impedir que isso ocorresse, mas o presidente da Comissão eleitoral, pr. Abiezer Apolinário, leu a decisão de uma juíza de Manaus, derrubando a liminar.

A formação do Conselho Administrativa da CPAD ficou formada assim: Presidente: Pr. José Wellington Costa Júnior (SP); 1º Vice-presidente: Pr. Kemuel Sotero (ES); 2º Vice-presidente: Pr. Orcival Xavier (DF); 1º Secretário: Pr. Lucifrandis Barbosa Tavares (AP) e 2º Secretário: Pr. Valdomiro Pereira da Silva (BA).  

Eleição

A quinta feira (11) foi o dia de maior expectativa. Logo às 8h, abriram-se as sessões eleitorais para a escolha do presidente e toda Mesa diretora da CGADB. Filas enormes se formaram e por ser votos em cédulas, causou muita demora. Um pastor de São Paulo disse ter esperado 4 horas para votar. Houve algumas reclamações quanto à organização. Muitos pastores vieram para Brasília apenas no dia da eleição, e logo voltaram para as suas cidades.

Às 17h se encerrou a votação e foi iniciada a apuração. O painel eletrônico a todo instante mostrava o resultado parcial da contagem dos votos, que era acompanhada por milhares de pessoas no pavilhão. Cabos eleitorais das duas chapas se mostravam ansiosos para chegar o resultado final.

Resultado

A apuração dos votos para presidente foi acirrada com um percentual de 54% dos votos contra 45% do pastor Samuel Câmara, que já tentou se eleger por três vezes. O pastor José Wellington, 78 anos de idade, conseguiu se reeleger e cumprirá mais quatro anos de mandato como líder da CGADB, que somados aos 25 anos, serão 29 anos a frente da maior denominação evangélica do Brasil, com seus mais de 12 milhões de fieis. O pastor José Wellington Bezerra da Costa obteve 9.303 votos válidos e Câmara, 7.407. Votos brancos totalizaram em 162 e 175 foram os votos nulos.

Esta é a formação escolhida para o próximo mandato: Presidente: José Wellington Bezerra da Costa (SP); 1º Vice-Presidente (Região Sul): Ubiratan Batista Job (RS); 2º Vice-Presidente (Região Centro-Oeste): Sóstenes Apolos da Silva (DF); 3º Vice-Presidente (Região Norte): Jonatas Câmara (AM); 4º Vice-Presidente (Região Nordeste): José Antonio dos Santos (AL); 5º Vice-Presidente (Região Sudeste): Temoteo Ramos de Oliveira (RJ).

Presente na apuração e reconhecendo a vitória de pastor José Wellington, Câmara parabenizou o pastor Wellington, desejando sucesso e a direção de Deus em mais um mandato como presidente.

Nenhum comentário:

Postagens populares