domingo, 11 de novembro de 2012


Fanny Crosby. A compositora cega de mais de 8 mil hinos



Fanny Jane Crosby pode ser considerada a maior compositora de música sacra de todos os tempos. Nascida em Nova York no dia 24 de março de 1820, foi autora de mais de oito mil hinos e muitas de suas músicas foram publicadas em diversos países, logo suas canções são conhecidas por milhões de cristãos em todo o mundo. Sua primeira grande obra foi escrita aos 45 anos de idade, com o detalhede sua cegueira, que não a impediu de ser um canal de benção por meio de suas composições.
Fanny ficou cega com apenas seis semanas de vida. Acometida de uma infecção nos olhos nos primeiros dias de nascido, foi levada para a clínica, porém um erro médico a deixou marcada para o resto de sua vida. O "médico" teve de fugir da cidade, tamanha a revolta dos parentes e vizinhos do bebê.
Quando tinha cinco anos, com a ajuda de amigos, sua mãe a levou para o melhor especialista dos Estados Unidos. Triste foi saber que o quadro da menina foi diagnosticado como irreversível. Começou ali uma vida difícil para Fanny, até mesmo porque seu pai já havia falecido.
Mas seu problema a impulsionou a extravazar seu dom. Com oito anos de idade já compunha poemas, o que impressionava a muitos. Aos quinze anos ingressou numa escola para cegos em Nova York, e depois de formada, se tornou professora da mesma instituição.  Nesta escola encontrou Alexandre Van Alstyne, um músico, com quem se casou aos 38 anos, que também era cego.
Sua base cristã se deu por sua avó, que a evangelizou desde criança lendo trechos da bíblia para a criança. Com uma extraordinária memória, a menina decorava histórias bíblicas como a de Rute  e muitos Salmos. Fanny nunca estudou música, apenas escrevia poemas, mas se tornaram em belas canções por músicos do seu tempo. As lindas melodias juntadas aos seus belos poemas resultaram em sacras músicas das quais destacamos A Deus demos glória; Junto a Ti; Que segurança; Quero estar ao pé da cruz  e Quero o Salvador comigo, que fazem parte de hinários das mais diversas denominações evangélicas. Ela era membro da Igreja Episcopal Metodista, de Nova Iorque. Ela era uma oradora devota e freqüentemente preparava os cultos infantis da igreja.
Fanny morreu aos 94 anos na cidade de Bridgeport, em Connecticut. Em 1915, um grande monumento foi erguido sobre o seu túmulo com primeira estrofe de "Que segurança sou de Jesus!". O dia 12 de fevereiro de 1915 pôs um final a vida da compositora, mas ainda hoje ecoa em forma de cânticos seus poemas em pequenas igrejas e grandes catedrais em todo o mundo.                                                                                                                                                           
Alex Silva

Nenhum comentário:

Postagens populares