terça-feira, 20 de novembro de 2012




Muitos são escolhidos, mas nem todos são chamados




Você não leu errado. O título deste artigo não se refere ao sentido bíblico citado em Mateus 22:14 que diz: “Muitos são chamados, mas poucos escolhidos”. Jesus, naquela ocasião, falava da Parábola das Bodas para que pudessem entender sobre o Reino de Deus, porém venho falar de reinos humanos, entende-se, nas igrejas.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE - o número de evangélicos no Brasil teve um aumento de 61,5% em uma década (Censo 2010), e consequentemente, aumentaram os números de denominações e de obreiros nos ministérios existentes há décadas. Mas como tem sido a separação desses novos obreiros?

Confesso que tenho ficado preocupado com o perfil de alguns obreiros e fico a pensar se já leram o que o apóstolo Paulo recomendou a Timóteo: "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade", (2 Timóteo 2:15). Certamente já leram, mas não fazem jus ao que recomenda a Palavra de Deus. Vamos refletir aqui um pouco sobre consagração de obreiros que podem causar grandes prejuízos a si e a igreja.

Cada um de nós temos um Chamado específico para desenvolver na Casa de Deus (I Coríntios 12:28) e devemos honrar essa missão, pois foi ordenada pelo Senhor. Porém, a Igreja tem percebido que muitos obreiros foram designados para cargos eclesiásticos, mas não houve a aprovação de Deus. É um perigo quando alguém é separado para o ministério de diaconato, presbitério, evangelismo ou até pastorado, sendo que Deus não o designou para tal função. Infelizmente, em alguns casos, ser filho de pastor, a amizade e o intelectualismo tem sido o fator principal para a tal consagração. Não quero dizer que tais requisitos não sejam importantes, mas é preciso saber se a pessoa tem o aval de Deus. Preocupa-me quando o valor do dízimo é o requisito fundamental, geralmente dado por empresários, ou ainda quando ministram a unção por haver a necessidade de apresentar um número exato de consagrados. E não duvido que muitos possam pagar para ganhar uma credencial.

A igreja é a principal vítima desses descuidos. Crentes raquíticos, igrejas vazias, pessoas magoadas e muitos afastados do evangelho por muitos obreiros não terem o Chamado divino para trabalhar com Sua Igreja. Prejuízos causados por aqueles que consagraram e foram consagrados sem a devida aprovação de Deus. Se você não tem Chamado para o ministério, não aceite o convite. Não faça a Obra de Deus relaxadamente (Jeremias 48:10). A Igreja tem um dono e é preciso ter a Sua aprovação.

A bíblia sagrada é enfática quando diz que o próprio Senhor entregou a cada crente um ministério: “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos Santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo” (Efésios 4:11e12). O crente em Jesus sente no seu coração o trabalho que Deus o outorgou, basta a ele fazer a vontade do Senhor de maneira que a Igreja de Deus seja edificada. Triste é ver alguém que foi chamado apenas para cantar, ousar-se a pregar; um ótimo diácono, exercendo o presbitério; um excelente presbítero na função de um evangelista. “Cada um fique na vocação em que foi chamado” (I coríntios 7:20).

As funções eclesiásticas, ou mesmo aquelas funções que não necessite de uma credencial, são de grande importância para o desenvolvimento da Igreja como organização e como “organismo” (lê-se Igreja de Cristo). Se estivermos cientes do Chamado de Senhor em nossas vidas e aplicarmos a nosso esforço em fazer o melhor para Deus, todos ganharão com isso, principalmente o Reino de Deus. Porém se deixarmos nos levar pela vaidade de um status, o desastre será sempre eminente.


Alex Silva


6 comentários:

Anônimo disse...

mto bom!

Anônimo disse...

Gostei da matéria.

Jornalista Alex Silva disse...

Amigos anônimos. Obrigado por seus comentários. Thanks

Anônimo disse...

Muito boa essa materia Parabens Alex sucesso

Anônimo disse...

Amigo Alex, realmente temos que refletir sobre este assunto! O chamado é algo singular e único e precisa ser tratado com seriedade.
Deus abencoe a sua vida.

Abraco. Nata.
http://natanaellima.blogspot.com

Jornalista Alex Silva disse...


Obrigado por seus comentários. Serei sempre grato. Abraços

Postagens populares