domingo, 11 de novembro de 2012

 
Jovens voluntários atuam em campo missionário no Brasil e no exterior

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE - o número de evangélicos no Brasil teve um aumento de 61,5% em uma década (Censo 2010) e uma grande quantidade de jovens e adolescentes se converteram e passaram a frequentar assiduamente os cultos e eventos gospel. Eles são fervorosos, desenvolvem atividades nas igrejas e cruzam fronteiras para pregar o evangelho. Isso mesmo, cruzam fronteiras. A juventude não se limita mais aos templos e aos cultos dominicais. Eles vão mais longe.

Um casal de jovens americanos Loren e Darlene Cunningham criou em 1960 a fundação Jovens Com Uma Missão (JOCUM), que tem como premissa o IDE de Jesus (Marcos 16:15), mas suas atividades no Brasil só começaram em 1975, em Contagem (MG). A instituição é internacional e interdenominacional, empenhada na mobilização de jovens para a obra missionária. Os voluntários passam por treinamento, preparo espiritual e depois são enviados para o campo, tanto no Brasil como no exterior. O candidato pode atuar por uma semana, meses ou até por anos, dependendo da necessidade do lugar.

No ministério Jeová Nissi, uma Cia de Artes, os jovens visam ganhar almas principalmente por meio de peças teatrais. Teve início em abril de 2000 em Campinas, com um grupo pequeno de pessoas que estudavam e trabalhavam. O diretor da Cia de Artes, Caíque Oliveira, conta: “Eu ainda trabalhava em teatro secular. Um dia, em um culto, enquanto o pastor pregava, começaram a vir na minha cabeça algumas imagens de uma peça, onde um jovem se corrompia. Passei a ministração toda montando esta peça na mente. Quando o culto acabou, uma irmã chegou para mim e disse: Deus vai usar você para fazer peças que vão impactar vidas. Peças que vão restaurar pessoas que estão destruídas. Não esperei e já comecei a juntar um grupo de jovens de várias igrejas e daí surgiu a nossa grande jornada”. Hoje são mais de cinquenta jovens de diversas regiões do país, culturas diferentes, talentos específicos, mas em comum muita vontade de ganhar almas para Jesus. Já viajaram todos os estados brasileiros se apresentando em igrejas, ginásios, teatros, presídios e escolas.
Também em países como Chile, Paraguai, Argentina, Angola, Espanha, Portugal, França, Inglaterra, Suíça e Itália, uma vez que a Arte tem linguagem universal.

Para Paulo Cavalcante, 24 anos, será sua primeira experiência missionária. Em janeiro de 2013 pensava passar suas férias nos EUA, mas vai embarcar para Angola com um grupo de 22 pessoas do ministério Jeová Nissi. Paulo diz que sempre teve uma simpatia pelo povo de lá. A cultura, a alegria e também as condições ruins daquele país sempre o fizeram ter muita vontade de conhecer. Então soube do projeto que hoje cuida de 700 crianças sofridas pela guerra civil, que há mais de 30 anos assola aquele país, e se dispôs a ajudar. “Em alguns períodos ajudaremos a construir as casas na aldeia e em outros períodos daremos aula para as crianças e evangelismo pela região”.

Há jovens que em época de férias trocam o descanso em lugares paradisíacos pelos sertões do Brasil. Seja por meio de instituições ou independentes, eles partem para cumprir o que Jesus mandou. É o caso de Leonardo Santos, 19 anos, que em fevereiro deste ano saiu de Guarulhos e foi com uma amiga para Virgem da Lapa, no Vale do Jequitinhonha (MG), uma das regiões mais pobre do país. Além de donativos, levaram também a Palavra ao pequeno povoado. “Cada dia que passamos lá aprendemos mais e pudemos ver o sobrenatural de Deus agindo sobre a vida das pessoas”, afirmou.

Que mais jovens estejam prontos para cumprir o IDE do Mestre. Para todos os que se dispõem em fazer a obra de Deus, estejam certos que “a vossa obra terá uma recompensa” (2 Crônicas 15:7).
                                                                                                                                                    Alex Silva

Nenhum comentário:

Postagens populares