domingo, 11 de novembro de 2012


Você sabia que existe o Museu da Bíblia?

A partir de uma parceria entre a Sociedade bíblica do Brasil (SBB) e a prefeitura de Barueri foi criado o Museu da Bíblia (MuBi) em 9 de dezembro de 2003, o primeiro do país e um dos maiores do mundo em sua especialidade. Instalada em uma área de 900 m², integrada a um Centro de Eventos, reúne uma biblioteca com mais de 17 mil títulos.

Na área de exposição, totalmente interativa e de acesso gratuito, encontra-se a história da tradução da Bíblia para a língua portuguesa e a influência da Palavra de Deus na formação da civilização ocidental. São várias áreas diferenciadas, por meio das quais é possível fazer um verdadeiro mergulho na história do Livro Sagrado: A Bíblia e a História da Escrita; A Bíblia e a História da Tradução; A Bíblia e a História do Livro; A Bíblia no Mundo; A Bíblia no Brasil; A Bíblia Falada; O Conteúdo da Bíblia; Novidades sobre a Bíblia e Exposições Rotativas: Espaço reservado para mostras temporárias.

Os móveis são adequados para usuários de cadeiras de rodas e também foram providenciadas legendas em braile e painéis interativos, garantindo atrações para todos os tipos de público. O MuBi expõe uma réplica da prensa de Gutenberg, que imprimiu a primeira Bíblia da história, por volta de 1450. Possui um móvel com 144 traduções bíblicas. Expõe materiais trazidos de Israel, como o trigo e o joio, água do Rio Jordão, sementes de mostarda, um punhado de terra da cidade de Belém - Palestina, água do Mar Morto, papiros, pergaminhos,
miniaturas da bíblia, o menor livro do mundo, a bíblia impressa numa única página,
a bíblia em braile e roupas da época do apóstolo Paulo.

O MuBi também abriga uma loja, com lembranças personalizadas e publicações da SBB. Todos os recursos provenientes das vendas são destinados à manutenção do Museu. Seu objetivo é promover o conhecimento da Bíblia, enfatizando seus vários aspectos: culturais, éticos, religiosos e acadêmicos, além de contar com educadores treinados para receber os mais diferentes públicos: crianças, adultos, idosos, pessoas com deficiência visual, estudantes, entre outros.

Visitas: Av. Sebastião Davino dos Reis, 672 - Vila Porto - Barueri – SP / Visitas monitoradas para grupos (mínimo de 10 e máximo de 50) devem ser agendadas previamente: E-mail:
museu@sbb.org.br / Telefones: (11) 4168-6225 e 4161-6176 / Funcionamento de terça a sexta-feira: das 9h às 17h / Sábados, domingos e feriados: das 10h às 16h / Entrada gratuita. www.museudabiblia.org.br

Nenhum comentário:

Postagens populares